BLOG INTERATIVO

Pessoal, participe do nosso Blog, vote nas nossas enquetes, marque os campos de reações, façam seus comentários sobre nossas postagens. Sua opinião e participação são muito importantes para nós.
Fique à vontade, esperamos pelo seu comentário.

Grande abraço a todos.

FAÇA AQUI A SUA PESQUISA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Por que COMANDO MARAGATO?

O termo maragato no Brasil foi usado pela primeira vez para se referir uma das duas grandes correntes políticas gaúchas, formadas no final do século XIX e identificada, respectivamente, com o uso do lenço vermelho. Surgiu no Rio Grande do Sul em 1891, no esteio da Revolução Federalista. Os maragatos foram os que iniciaram a revolução, que tinha como justificativa a resistência ao excessivo controle exercido pelo governo central sobre os estados. O objetivo da revolução seria, portanto, garantir um sistema federativo, e a adoção da forma parlamentarista de governo. Defendiam o credo político pregado por Gaspar da Silveira Martins, adversário de Júlio de Castilhos, do Partido Republicano Riograndense - PRR.
A origem do termo tem uma explicação complexa. No Uruguai eram chamados de maragatos os habitantes da cidade de San José de Mayo, Departamento de San José, talvez porque os seus primeiros habitantes fossem descendentes de maragatos espanhóis. "Na província de León, Espanha, existe uma comarca denominada Maragateria, cujos habitantes têm o nome de maragatos, e que, segundo alguns, é um povo de costumes condenáveis; pois, vivendo a vagabundear de um ponto a outro, com cargueiros, vendendo e comprando roubos e por sua vez roubando principalmente animais; são uma espécie de ciganos. " (Romaguera). Os maragatos espanhóis eram eminentemente nômades, e adotavam profissões que lhes permitissem estar em constante deslocamento. Na época da revolução, os republicanos legalistas usavam esta apelação como pejorativa, atribuindo-lhes propósitos mercenários. A realidade oferecia alguma base para essa assertiva — o caudilho estrategista brasileiro Gumercindo Saraiva, um dos líderes da revolução, havia entrado no Rio Grande do Sul vindo do Uruguai pela fronteira de Aceguá (Uruguai), no Departamento de Cerro Largo, comandando uma tropa de 400 homens entre os quais estavam uruguaios. A família de Gumercindo, embora de origem portuguesa, possuía campos em Cerro Largo.
No entanto, dar esse apelido aos revolucionários foi um tiro que saiu pela culatra. A denominação granjeou simpatia. Os próprios rebeldes passaram a se denominar "maragatos", e chegaram a criar um jornal que levava esse nome, em 1896.


Fonte: Wikipédia

A sugestão do nome MARAGATO,  foi de um de nossos membros fundadores, o MASSA, e a adição do "COMANDO...PAINTBAL TEAM" foi minha.

Nossa idéia foi valorizar e enaltercer a nossa cultura guerreira, tradição de um povo batalhador por justiça e respeito mútuo.

Nosso logo leva as garruchas cruzadas, armas comuns em conflitos da época, a caveira, mero simbolismo da combatividade e o LENÇO VERMELHO COM O NÓ MARAGATO (quatro cantos), simbolismo maior do gaúcho maragato.

Nosso esporte também é cultura...

Vlw ae pessoal.

Grande abraço à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário